Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.

Sofia Carreiro e Pedro Silveira Borges em entrevista sobre o mercado das energias renováveis em Portugal

SÉRVULO IN THE PRESS 25 May 2022 in ECO

Sofia Carreiro e Pedro Silveira Borges, sócios do departamento de Comercial e Societário da SÉRVULO, estiveram à conversa com o Eco a propósito da conferência «Staying competitive in the Portuguese market» promovida pela SÉRVULO, no próximo dia 7 de junho, em parceria com a Glennmont Partners/BNZ, Amarenco e Triple Watt, onde serão debatidos temas como o investimento e financiamento do setor, as questões ambientais e o envolvimento das comunidades.

Sofia Carreiro considera que a subida das taxas de juro não terá um impacto substancial no setor: “O investimento em produção de energia é feito com base em planos a 10 ou mais anos. A flutuação dos preços de curto prazo não influencia as decisões de investimento.” As fusões e aquisições também continuarão em alta. Será natural que “exista um processo de concentração destes projetos em grandes fundos de investimento ou em players com uma posição consolidada no mercado português”, afirma a sócia principal da SÉRVULO.

Sobre a resposta que é necessária em virtude de conferir mais previsibilidade aos processos, Pedro Silveira Borges, adianta que “As alterações legislativas que têm vindo a ser implementadas vão no sentido de flexibilizar o processo de licenciamento e, deste modo, foram bem recebidas pelo setor. Parece-nos, contudo, que ainda existe espaço para melhorar e clarificar alguns aspetos do regime jurídico aplicável. Sem prejuízo destas considerações, parece-nos essencial assegurar que os organismos públicos, que são chamados a pronunciar-se nestes processos, sejam capacitados, no sentido de assegurar tomadas de decisão mais céleres, imprescindíveis aos players no mercado.” 

Aceda à entrevista na íntegra no Eco, aqui.