Sérvulo celebra 20 anos de atividade com um ciclo de conferências
NEWS AND EVENTS 16 Sep 2019
No ano em que comemora 20 anos de atividade, a SÉRVULO celebra a data organizando um total de quatro conferências sobre o futuro de quatro grandes áreas relacionadas com o desenvolvimento económico, financeiro e da justiça em Portugal, entre os dias 25 e 26 de setembro, no Palácio da Rocha Conde d’Óbidos, em Lisboa.
Contratação Pública, Arbitragem, Investimento e Sistema Financeiro serão os temas em destaque, debatidos por figuras de relevo nas mais diversas áreas de intervenção. Eis um resumo dos temas e oradores a reter:
O Futuro da Contratação Pública é um dos dois temas da 1ª conferência, a ter lugar na manhã do dia 25, da qual participam Rui Moreira, Presidente de Câmara do Porto; Adolfo Mesquita Nunes, Administrador Não Executivo da Galp e Partner da Gama Glória; Afonso Silva, Empresário e Consultor, Ex-Presidente da ESPAP (Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública); e Paula Bordalo Faustino, PhD / Universidade de Nottingham e Of Counsel da Sérvulo & Associados. A moderação do painel ficará a cargo de José Manuel Sérvulo Correia, Sócio Fundador da Sérvulo & Associados. O Futuro das Concessões e das PPP’s é o segundo tema da 1ª conferência na qual participam Vasco Antunes Pereira, CEO Lusíadas Saúde; Rui Manteigas, Presidente da Associação das Sociedades Concessionárias de Auto-Estradas ou Pontes com Portagens e Ricardo Reis, Professor da Católica Lisbon e membro do Observatório das PPPs. A sessão será moderada por Mark Kirkby, sócio da área de Público da Sérvulo & Associados.
A tarde do 1º dia de conferências é dedicada ao Futuro da Arbitragem, nas vertentes privada e administrativa. Na primeira, os intervenientes Paula Costa e Silva, Professora Catedrática da FDUL; Luís Brito de Goes, Administrador do Grupo José de Mello; Marta Cruz de Almeida, Coordenadora do Contencioso do Grupo Galp, e João Gomes da Silva, Secretário Geral do Banco Santander Portugal, serão moderados pelos sócios de Contencioso e Societário da Sérvulo & Associados, respetivamente, António Teles e Teresa Anselmo Vaz. Na vertente Administrativa a Arbitragem será debatida por Floriano de Azevedo Marques Neto, Fundador da Manesco Advogados (Brasil); António Pinto Leite, Presidente do Centro de Arbitragem Comercial da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa e Pedro Leite Alves, Advogado e Árbitro, JSA. A moderação do painel ficará a cargo do sócio de Público e Arbitragem da Sérvulo & Associados, Rui Medeiros.
O Futuro do Investimento é o tema da primeira conferência do segundo dia, cuja intervenção de abertura ficará a cargo de António Saraiva, Presidente da CIP. O subtema Investimento Português no Estrangeiro será debatido entre Rui Pereira, Cofundador e Vice-Presidente da Outsystems; Paulo Pereira da Silva, Presidente da Renova* e João Paulo Oliveira, Administrador Executivo Navigator. A moderação estará entregue ao sócio de Fiscal da Sérvulo & Associados, Diogo Feio. Já o subtema Investimento Estrangeiro em Portugal terá como oradores António Casanova, CEO Unilever FIMA e CEO Gallo World Wide; Paula Panarra, Diretora-Geral Microsoft e Pedro Reis, Head of Corporate Business Development - Millennium Bcp e a moderação ficará entregue ao sócio de Europeu e Concorrência da Sérvulo & Associados, Miguel Gorjão-Henriques. A manhã encerra com a intervenção de Margarida Matos Rosa, Presidente da Autoridade da Concorrência.
O Futuro do Sistema Financeiro será o tema abordado na última conferência do ciclo (26 de setembro). João Sousa Gião, Administrador da CMVM terá a seu cargo a intervenção de abertura, à qual se segue o subtema O Futuro do Mercado de Capitais e dos Mecanismos Alternativos ao Financiamento Bancário debatido num painel composto por Isabel Ucha, Presidente da Euronext Lisbon; José Veiga Sarmento, Presidente da APFIPP; Marco Lebre, Partner da Crest Capital Partners e Afonso Eça, Cofundador da Raize e Professor da Nova SBE e moderado pelo Managing Partner da Sérvulo & Associados, Paulo Câmara. Por seu turno, o subtema O Futuro da Banca agrega no painel quatro dos principais presidentes de bancos em Portugal, são eles: António Ramalho, CEO do Novo Banco; Miguel Maya; Presidente da Comissão Executiva do Millennium BCP; Paulo Macedo, Presidente da CGD e Pedro Castro e Almeida, Presidente do Santander. A moderação fica a cargo de Manuel Magalhães, sócio de Financeiro & Governance da Sérvulo & Associados. A intervenção de encerramento ficará a cargo de Luís Máximo dos Santos, Vice-Governador do Banco de Portugal.
Sobre este ciclo de conferências, Paulo Câmara, referiu que: “A Sérvulo escolheu celebrar os 20 anos de atividade através de uma reflexão aberta com a sociedade civil e voltada para o futuro. Procurou-se organizar um debate que analise as transformações mais recentemente ocorridas na contratação pública, na arbitragem, no investimento estrangeiro e no sistema financeiro e antecipar adicionais alterações futuras, se possível através de propostas que possam contribuir para o afinamento das políticas públicas nestas áreas”.
**
Saiba mais na página do evento